Igreja São José Carpinteiro

Igreja São José Carpinteiro
Sede do Grupo de Coroinhas Kairós

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Calendário dos Santos do Mês de setembro

1 - Santa Margarida de Riéti, Virgem.
+ Florença, 1770. De abastada família, grande mística, entrou para o Carmelo aos 19 anos, vindo a falecer aos 23 incompletos. Pelo seu empenho em não aparecer, ficou conhecida como aSanta da Vida Oculta.
Primeiro sábado do mês.
2 - Santo Antônio, Mártir.
+ Síria, séc. IV. “Jovem cristão de 20 anos, cortador de pedras por profissão, quebrou em pedaços ídolos pagãos. Por esse motivo, foi condenado a morrer na própria construção de uma igreja em que estava trabalhando” (do Martirológio Romano - Monástico).
3 - São Remáculo, Bispo e Confessor.
+ Stavelot, 664. Natural da Aquitânia, em sua juventude converteu Bourges num centro de vida cristã e de piedade. Santo Elói, ministro do Rei merovíngio Dagoberto, indicou-o para a Sé de Maastricht, cujos cristãos eram tão bárbaros que assassinavam seus Pastores. Para apaziguá-los, Remáculo convenceu o Rei de que a solução seria estabelecer lá vários mosteiros.
4 - Patriarca Moisés, Profeta.
+ Palestina, séc. XIII a.C. Profeta e Legislador. “Recebeu de Deus a missão de libertar o povo de Israel oprimido no Egito pelo Faraó. Falava com Deus face-a-face como se fala a um amigo” (do Martirológio Romano - Monástico).

São Bertino

5 - São Bertino, Confessor.
+ Luxeuil (França), 700. Este Patriarca fundou com Santo Omer a Abadia de Luxeuil, da qual 22 monges foram elevados às honras dos altares.
6 - Seis Bispos Africanos, Mártires.
+ África, séc. VI. Estes Prelados, “como verdadeiros pastores, ofereceram suas vidas por seus rebanhos durante a perseguição do Rei Hunerico” (do Martirológio Romano).

7 - Santa Regina de Alésia, Virgem e Mártir.
+ Borgonha. Seu culto na Borgonha “é documentado desde o século V por uma basílica edificada sobre seu sarcófago. Uma tradição designa assim o lugar do martírio de Alésia: ‘Aqui César venceu a Gália; aqui uma virgem venceu César’” (do Martirológio Romano - Monástico).
Primeira sexta-feira do mês.
8 - NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

9 - São Pedro Claver
(vide seção Hagiografia).
10 - Santa Pulquéria Imperatriz, Viúva.
+ Bizâncio, 453. Batizada por São João Crisóstomo, ainda jovem fez, com suas duas irmãs mais novas, o voto de virgindade. Aos 15 anos sucedeu ao pai em lugar do irmão, Teodósio II, dois anos mais moço. Tendo que se afastar da corte devido aos ciúmes da cunhada, a ela voltou a pedido do Papa São Leão, a fim de combater as heresias de Eutiques. Com a morte do irmão, tornou-se imperatriz. Para estabelecer sua autoridade, casou-se com o general Marciano, com quem viveu em continência.
11 - São João-Gabriel Perboyre, Mártir.
+ China, 1840. Depois de haver trabalhado na formação da juventude em várias escolas católicas da França, foi enviado para a missão da China. Deus atendeu seu pedido, concedendo-lhe a graça do martírio numa inesperada perseguição.
12 - Beata Maria Vitória Fornari, Viúva.
+ Itália, 1617. Enviuvando quando esperava o sexto filho, Nossa Senhora prometeu-lhe ser seu auxílio. Quando todos seus filhos entraram em religião, fundou a ordem das Anunciadas Celestes, de vida contemplativa, para honrar a Anunciação.
13 - Santo Amado, Confessor.
+ França, 627. Primeiro eremita, entrou depois para o mosteiro de Luxeuil, de onde saiu com São Romárico para fundar o mosteiro dúplice de Remiremont. Estabeleceu entre as monjas o ofício perpétuo, dividindo-as em sete coros que se revezavam dia e noite, cantando o louvor divino.
14 - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
15 - NOSSA SENHORA DAS DORES
16 - Santa Edite, Virgem.
+ Wilton (Inglaterra) “Filha do Rei Edgar, da Inglaterra. Consagrada a Deus desde a mais tenra infância (no Mosteiro de Santa Maria, em Wilton), morreu aos 23 anos, pranteada unanimemente por suas irmãs” (do Martirológio Romano - Monástico).

Santa Hildegarda

17 - Santa Hildegarda, Virgem.
+ Alemanha, 1179. Grande mística, ficou célebre devido a suas visões, palavras e escritos, sendo a glória da Ordem beneditina na Alemanha.
18 - Beato João Macias, Confessor.
+ Lima, 1645. Contemporâneo de São Martinho de Porres e, como ele, dominicano, embora em outro convento de Lima. Foi perfeitíssimo em todas as virtudes, principalmente na obediência e pureza .
19 - Aparição de Nossa Senhora em La Salette (França)
Em 1846, a dois pastorinhos, Maximino e Melânia, recomendando a oração quotidiana e a santificação dos domingos. Denunciou em termos candentes os pecados do Clero.

Santo Eustáquio

20 - Santos Eustáquio e Companheiros, Mártires.
+ Roma, 120. Eustáquio foi um dos maiores generais do exército romano imperial e notável por sua caridade, apesar de pagão. Numa caçada, o cervo que perseguia voltou-se para ele com uma cruz entre os chifres. Eustáquio converteu-se e sofreu o martírio com a esposa e dois filhos, assados dentro de enorme estátua de metal aquecida.
21 - São Castor, Bispo e Confessor.
Apt (França), séc. V. Bispo de Apt, localidade próxima de Avinhão, incentivou a vida monástica. Pediu ao famoso anacoreta Cassiano que lhe escrevesse a respeito dos exercícios e usos monásticos da Tebaida, no Egito, a fim de aplicá-los no Convento de São Faustino, que fundara.

Santo Emerano

22 - Santo Emerano, Bispo e Mártir.
+ Alemanha, séc. VII. Apóstolo da Baviera, foi martirizado pelos pagãos. Sobre o seu túmulo foi erguida a Abadia beneditina de Kleinchelfendorf, que se tornou lugar de peregrinação.


Santa Tecla

23 - Santa Tecla, Virgem e Mártir.
+ Selêucia (Turquia), séc. I. Convertida por São Paulo, sofreu inúmeras perseguições para conservar seu voto de virgindade, saindo incólume do tormento da fogueira, dos leões e das serpentes. Embora depois disso a tenham deixado livre, ela é considerada pelos Padres da Igreja como a “primeira das mulheres mártires”, e “semelhante aos Apóstolos” (do Martirológio Romano).
24 - Nossa Senhora das Mercês
25 - Beato Hermano Contractus, Confessor.
+ Baden, 1054. Filho de Condes, foi vítima de um traumatismo obstétrico ao nascer, e teve que ser carregado no colo durante toda sua vida. Daí o cognome de Contractus ou Entrevado. Mas a Providência compensou essa lacuna corporal com dons de inteligência, que lhe mereceram outro cognome, o de Maravilha do século, por sua ciên­cia e virtude.
26 - Santa Teresa Courdec, Virgem.
+ Lião, 1885. Fundadora da Congregação de Nossa Senhora do Cenáculo, dedicada à obra dos retiros espirituais para senhoras, sofreu toda sorte de humilhações, ingratidões, rivalidades, sendo mesmo destituída do cargo de Superiora da obra que fundara, sendo-lhe negado o título de Fundadora.
27 - Santos Adulfo e João, Mártires.
+ Córdoba, 852. Filhos de pai maometano de alta estirpe de Sevilha e de mãe cristã, que os criou na verdadeira Religião. Com a morte do marido, esta resolveu mudar-se com os filhos para Córdoba, onde os cristãos gozavam de liberdade. Os parentes paternos, como não conseguissem persuadir seus consangüíneos a abraçar sua seita, denunciaram os dois rapazes ao governador islâmico, que os fez executar.
28 - Santa Eustóquia, Virgem.
+ Palestina, 418. Virgem romana que, com sua mãe Paula, mudou-se para a Palestina a fim de se tornarem religiosas sob a direção de São Jerônimo.

São Gabriel

29 - Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


30 - Santo Honório, Bispo e Confessor.
+ Cantuária, 653. Discípulo e sucessor de Santo Agostinho na Sé de Cantuária, seguiu-lhe os passos na evangelização dos anglo-saxões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário